Nos tempos de hoje, com aumento cada vez maior do volume de ataques e sendo eles cada vez mais sofisticados, investir em um backup seguro é ainda mais importante. 

Um backup não é apenas uma simples cópia de arquivos. É necessário ter uma metodologia testada. Uma recomendação da Tree TI é adotar a metodologia 3-2-1 de backup, a mais usada pelas grandes empresas.

A Regra do Backup 3-2-1

A regra de backup 3-2-1 é conhecida por essa sigla fácil de lembrar para que tenhamos uma abordagem de melhor compreensão. Assim, para manter os seus dados seguros em quase todos os momentos críticos usamos essa regra de backup. 

Assim, a regra é clara e fácil: 
3- Tenha pelo menos três cópias de seus dados. 
2- Armazene duas cópias do backup em diferentes locais de armazenamento.
1- Uma cópia deve estar localizada fora do local físico (escritório, trabalho). 

Para simplificar, vamos te mostrar como funciona cada ponto desta regra.

Guarde pelo Menos 3 Cópias de Seus Dados

Até mesmo um evento bobo, como um alarme acionando o sistema anti-incêndio, poderia danificar todos, ou boa parte, dos seus dados. Mas existem outros inúmeros incidentes que poderiam trazer o mesmo resultado, como roubo, vandalismo de um funcionário insatisfeito ou de uma multidão em tumulto.

Dessa forma, ter um só backup pode não ser o suficiente se você tem medo de perder os dados armazenados, principalmente se o backup estiver no mesmo lugar que os dados primários e no mesmo tipo de mídia.

Ainda assim, quanto mais cópias de segurança você tiver, menores são as chances de você perdê-las todas de uma vez. Diante disso, a regra de backup 3-2-1 estabelece que você precisa de pelo menos três cópias de seus dados, ou seja, os dados primários e dois backups destes dados.

Armazene 2 cópias de Backup em Dispositivos ou Mídias de Armazenamento Diferentes

Continuando no conceito do backup 3-2-1, devemos lembrar que qualquer dispositivo de armazenamento falhará cedo ou tarde. Por exemplo, os discos rígidos vão falhar com o tempo, seja por conta de um defeito ou por conta de um desgaste.

Por conta disso, dois dispositivos do mesmo tipo vão ter um maior risco de falhar ao mesmo tempo do que dois dispositivos de tipos diferentes, ou dois meios de armazenamento diferentes.

Assim, a regra de backup 3-2-1 mostra que se você deixa seus dados primários armazenados em um disco rígido interno, você deve armazenar os seus backups de uma outra forma.

Por exemplo, você deve usar um disco rígido externo, discos ópticos ou uma nuvem.

Uma boa alternativa, mas não muito explorada, é usar um Network Attached Storage (NAS), que é uma caixa de disco rígido inteligente, em que você pode anexar diretamente à sua rede e usar para guardar seus dados importantes.

Além disso, os dispositivos NAS vão agir independentemente do resto da infraestrutura em que estão conectados e continuam ativos para recuperação de dados, em caso da sua infraestrutura ser desativada.

Mantenha Pelo Menos 1 Cópia de Segurança Fora do Local

Além de tudo já mencionado, é mais que óbvio que um desastre local pode danificar todas as cópias de dados armazenadas nesse ambiente.

Por isso a regra de backup 3-2-1 diz: tenha pelo menos uma cópia dos seus dados em um local remoto. Utilizando, por exemplo, o armazenamento fora desse ambiente ou na nuvem.

E se você quiser proteger ainda mais os seus dados de desastres, como desastres naturais que podem atingir áreas em grande escala, a palavra “remoto” deve significar o mais longe possível, ou seja, em outra cidade, estado, país e até mesmo continente.

Por outro lado, usar o armazenamento em nuvem costuma ser a melhor opção quando se trata de custo-benefício para as empresas.

Vale ressaltar, que o mais importante de tudo é monitorar e testar o backup na prática.

Resumindo o Backup 3-2-1

Tenha três cópias, guarde duas em dois dispositivos de mídia diferentes, preferencialmente um interno e um externo. Por fim, guarde uma última cópia em ambiente remoto, podendo ser numa cloud ou não.

Saiba mais sobre a gestão de TI