A criptografia é considerada, pela maioria dos especialistas, a forma mais efetiva, moderna e eficaz de proteger os dados de determinada pessoa, seja física ou jurídica.
Apesar de ser considerada uma tecnologia, extremamente, inovadora na área da segurança de dados, a criptografia vem sendo usada a milhares de anos, sempre com a premissa de ocultar informações sigilosas de “olhares curiosos”, protegendo-as de interceptações indesejadas.
Portanto, criptografar os dados é a maneira mais legítima de proteger a sua empresa de cibercriminosos. Porém, esse processo precisa ser realizado com integridade e com qualidade.
Nós, da Tree TI, iremos passar, neste artigo, tudo o que você precisa saber para implementar a criptografia nos processos empresariais da sua corporação. Boa leitura!
O que é criptografia?
As palavras trazem, em suas estruturas, ricas e valiosas cargas de sentidos, as quais incorporam-se e, consequentemente, em conjunto, formam diferentes idiomas e divergentes dialetos.
Nesse sentido, o vocábulo “Criptografia” tem um grande peso de significação: analisando-o, calmamente, chegaremos a dois termos mais específicos, ambos de origem grega, “Kriptos” e “Grafia”; o primeiro significa “Secreto” e o segundo, no que lhe concerne, relaciona-se com a ideia de escrever.
Assim, a criptografia utiliza métodos e recursos para cifrar as mensagens entre interlocutores, textos e fala secretos, impossibilitando a sua compreensão por terceiros alheios ao diálogo.
Porém, engana-se quem acredita que a criptografia foi criada pelo Bill Gates ou pelo Steve Jobs; na realidade, muito antes da “maçã ser mordida” pelo fundador da Apple, as mensagens cifradas eram utilizadas.
A criptografia determinou, em muitas ocasiões, o vencedor de guerras históricas; ora, por ser empregada com integridade, proporcionando uma comunicação segura, ora, por haver falhas em seus fundamentos e, consequentemente, possibilitando interceptações, pelo exército inimigo, do conteúdo da comunicação.
Quais são os tipos de criptografia?
Aprofundando os olhares um pouco mais na temática em estudo (criptografia), analisaremos os seus tipos:
Criptografia Assimétrica
Esta segue a máxima (cifrar e decifrar mensagens com o objetivo de ocultação e privatização da comunicação), para isso, trabalha com a chave pública — de acesso, geral, sem restrições —, a qual cifra a mensagem, e com a chave privada — de uso restrito —, a que decifra o seu conteúdo (mensagem criptografada);
Criptografia Simétrica
Concentra-se em algoritmos e em uma chave de segurança (chave privada) — de posse restrita, isto é, os interlocutores do diálogo detêm, exclusivamente, a sua propriedade —, nesse contexto, a comunicação é efetivada utilizando o ciframento e, posteriormente, o deciframento do assunto transacionado.
Mas o que Significa Mensagem Criptografada, Afinal?
Nos tópicos acima, o termo “mensagem criptografada” foi predominante, porém o que faz uma determinada sequência de caracteres (mensagem) ser considerada criptografada?
Simples! O seu nível de proteção, isto é, o quão segura a comunicação está, inibindo, por conseguinte, interceptações do seu assunto; portanto uma mensagem criptografada é sigilosa, cifrada e segura.
O Que Acontece Com a Mensagem Quando Criptografada?
Quando há a criptografia de um diálogo, cada elemento componente da mensagem é, de acordo com os algoritmos e com a tecnologia em questão, embaralhados e desordenados da sua condição natural do discurso e, para desembaralhar e para arranjar as “partículas” integrantes da conversa, é, dependendo do tipo de criptografia do ciframento utilizado, necessário o uso de chaves.
O processo descrito assemelha-se àquele jogo bem comum em jornais escritos, no qual há uma sequência de caracteres, os quais, a princípio, não fazem nenhum sentido; a tarefa do jogador é decifrar a mensagem secreta e, para executar o correto deciframento, precisa seguir a lógica do ciframento em “sentido contrário”.
Por exemplo, considere que a seguinte sequência de números representa a palavra “ROMA”: 1, 2, 3, 4.
Agora, seguindo a lógica (algoritmo), decifre a seguinte sequência sigilosa e comente a sua resposta, por gentileza, nos comentários: 4, 3, 2, 1.
Criptografia no Dia a Dia
Ela está mais perto do que você imagina! Agora, vamos observar 7 casos de uso da criptografia em nosso cotidiano, afinal, a visualização do objeto de estudo no mundo real é uma das formas mais concretas de fomentar o aprendizado.
1- Criptografia de Ponta a Ponta no WhatsApp
O WhatsApp é um dos aplicativos mais baixados do mundo. Porém, tanto sucesso deve ser bem administrado para não haver quedas na quantidade de usuários da plataforma.
Para isso, o WhatsApp faz uso da criptografia de ponta a ponta, a qual resume-se como uma tecnologia inovadora que, por essência, opera localmente, isto é, a criptografia e a descriptografia das mensagens transacionadas no App acontecem, exclusivamente nos aparelhos dos interlocutores.
Sendo assim, nem mesmo o WhatsApp tem acesso às mensagens enviadas entre os utilizadores da sua aplicação.
2- Criptografia no Uso do PIX
Após um ano da sua criação, o Pix “caiu nas graças” do brasileiro e nunca foi tão fácil gastar dinheiro (brincadeiras à parte; o Pix possibilita a transferência de recursos financeiros em menos de 10 (dez) segundos); para garantir a sua grande aceitação, a plataforma do Pix concilia a criptografia a variados mecanismos de prevenção de fraudes, sendo considerada, extremamente, segura.
3- Criptografia no Uso do Protocolo HTTPS
Sendo mais analítico, a sigla corresponde a Hyper Text Transfer Protocol Secure, termos que, em tradução livre, significam, em português: Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.
Em linhas gerais, este protocolo visa a garantia da integridade de um endereço eletrônico, ou seja, é responsável por estabelecer trocas de dados por meio de conexões seguras entre os servidores (hospedeiros do site acessado) e o aparelho requisitador do acesso.
Na prática, vemos este protocolo ao entrar em algum site com um cadeado antes da URL (endereço eletrônico).
4- Criptografia em Assinaturas de Documentos digitais
Atualmente, a vida está muito corrida e o dia parece não ter 24 horas. Assim, deslocar-se fisicamente, por quilômetros, para apenas assinar um documento não parece ser algo racional. Nesse cenário surgiu a assinatura digital, a qual facilita a vida de pessoas físicas e jurídicas.
Mas será que a assinatura digital é segura? Sim, leitor! Na realidade, bem segura, por sinal.
A criptografia está presente, no momento, do uso deste recurso da seguinte maneira: quem assina um documento digital tem uma chave privada e individual (não há chaves iguais), dessa forma, ao ser vinculada ao documento, confere, a ele, autenticidade e valor jurídico.
5- Criptografia para Transferência de Documentos e Arquivos Digitais
Uma empresa envia e recebe vários documentos importantes diariamente, e se isso não for feito, da forma correta (com criptografia), pode ser muito perigoso.
Sempre, antes de enviar um documento por uma rede externa, é imprescindível criptografá-los fazendo uso de algoritmos inteligentes, os quais ocultam os seus dados e, consequentemente, impossibilitam a sua visualização por terceiros não autorizados, uma vez que apenas remetente e destinatário têm as chaves para criptografar e descriptografar o arquivo enviado, respectivamente.
6 – Criptografia nos Pagamentos On-line
Os pagamentos online estão cada vez mais comuns, pois, além de serem rápidos e fáceis, tornam desnecessário o uso de dinheiro físico. E, logicamente, por representarem transações financeiras, precisam de uma segurança bem apurada.
A criptografia, quando se fala em pagamentos online, começa no momento em que o pagador digita seus dados. Os algoritmos responsáveis pelo processo ocultam os dados financeiros sensíveis, e apenas a plataforma de pagamento consegue vê-los.
Uma inovação recente é o armazenamento de dados financeiros em locais separados (número do cartão de crédito e sua data de validade não ficam alocados juntos, por exemplo).
Portanto, respeitando as diretrizes de proteção de dados dos meios de pagamento digitais, o processo de transferência monetária é íntegro e seguro.
7- Criptografia para garantir a Segurança no Envio e no Recebimento de e-mails
Quantos e-mails uma empresa envia em um dia? Centenas? Milhares? Sim! Muitos. Então, nada melhor que protegê-los com criptografia.
Como nos tópicos anteriores, aqui a máxima é seguida: o conteúdo do e-mail é codificado por uma chave pública (de acesso geral), porém, para visualização do conteúdo de maneira explícita, isto é, para decodificar a mensagem, é necessário fazer uso da chave privada, a qual é de uso exclusivo do destinatário do correio eletrônico.
Como a criptografia pode ajudar, realmente, no crescimento da sua empresa?
É indiscutível que o desenvolvimento corporativo precisa acompanhar o progredir da tecnologia, fazendo uso legítimo e eficaz dos métodos da criptografia nas empresas, haja vista ser matéria legal, isto é, o cuidado com as transações das informações dos clientes, evitando vazamentos, é conteúdo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), lei Nº13709/2018, a qual discrimina uma série de punições às empresas, em caso de exposição indevida dos dados sob sua guarda.
Portanto, a criptografia irá efetivar o crescimento da sua empresa, porque está ligada aos princípios da integridade, da honestidade, da lisura comercial (entre outros), o que trará, sem dúvidas, tranquilidade aos seus clientes, afinal, a sua empresa mostrará, claramente, que considera a confiança e a transparência nas suas ações, e todos queremos segurança em qualquer âmbito da vida.
Além do aumento da confiança por parte dos seus clientes, os dados importantes à tomada de decisão da sua empresa e as informações confidenciais estarão seguras de hackers, o que, sem dúvidas, garantirá a estabilidade informativa da sua corporação.
Ao chegar neste ponto, após entender profundamente o tema deste artigo, temos ciência da importância da criptografia nas empresas dos tempos modernos. Assim, é imprescindível, aos empresários dos mais variados nichos, a contratação de uma empresa idônea e tecnicamente capacitada para dar o suporte devido a sua corporação.
Dica da Tree TI!
A criptografia e a segurança de dados são indispensáveis às empresas atuais.
Portanto, nós, da Tree TI, indicamos, aos nossos clientes, o correto gerenciamento e a íntegra proteção das informações sob domínio da sua corporação, pois, dessa forma, será agregado, a sua empresa, maior confiança aos seus processos empresariais.
Aqui a Tree TI também pode te ajudar! Solicite já o diagnóstico gratuito da segurança da sua empresa e saia na frente da concorrência!