As inovações tecnológicas não param. E as pequenas e médias empresas não estão mais fora desse quadro.

Com a crescente implantação de novas tecnologias e processos produtivos, contar com uma adequada Gestão de TI passou a ser essencial.

Uma correta Gestão de TI possibilita não só a manutenção dos ambientes digitais das empresas, mas também a adequação dessa gestão aos objetivos e estratégias do negócio.

O que é Gestão de TI?

Dentro de um processo de Gestão de TI são implantadas diversas ações e ferramentas que são voltadas para a otimização de recursos e processos na empresa.

A implantação de sistemas que agilizam processos administrativos e operacionais tem impacto direto nos resultados do negócio, já que otimizam recursos, direcionam gastos e aumentam o lucro.

Mas a implantação de uma Gestão de TI envolve não só o acompanhamento do ambiente, como também uma análise detalhada das necessidades adequadas ao momento e ao porte da empresa.

Quais os benefícios para as pequenas e médias empresas?

Investir em Gestão de TI é essencial para empresas de qualquer porte. Entre os principais benefícios desse investimento, estão:

  • aumento da produtividade: com uma consultoria especializada, os colaboradores da sua empresa podem focar no seu negócio principal, sem perder tempo com tentativas de implantação de sistemas sem ter o conhecimento adequado;
  • conquistar destaque no mercado: uma das principais qualidades de uma empresa no mercado hoje é a credibilidade da Segurança da Informação. Em um novo mercado digital, em que a troca de dados pessoais é parte da negociação e efetiva compra, garantir que esses dados estejam protegidos é essencial para uma boa imagem;
  • Análise de Negócio: Também é analisado as necessidades do seu negócio, podendo indicar quais as melhores inovações para aquele momento da sua empresa;
  • redução de custos: manter uma equipe interna de TI pode representar um gasto excessivo para pequenos e médios empreendedores. Com a Gestão de TI esses recursos são otimizados, já que a contratação acontece de acordo com as necessidades da sua empresa e o momento em que seu negócio está. Com isso, sua empresa deixa de pagar por serviços que não usa ou de contratar funcionários que não teriam tarefas para execução o tempo todo;
  • comunicação eficiente: a Gestão de TI possibilita uma melhoria direta na comunicação interna e externa das pequenas e médias empresas. A comunicação interna é essencial para a fluidez entre os diferentes setores da empresa.

Nessa nova configuração de mercado, o cliente também está diferente. O relacionamento não tem início apenas no momento da compra e também vai muito além dela.

Investir na comunicação direta com seus clientes também é uma ótima forma de conquistar ainda mais confiança do mercado.

O investimento em TI não é mais privilégio e nem luxo: passou a ser uma obrigação para empresas de qualquer porte, que têm o comprometimento com uma gestão focada em resultados e em entrega de valor ao cliente. E, para isso, também não importa o mercado e área de atuação: o importante é adequar sua empresa à nova era e conquistar de vez seu espaço no mercado.

Acompanhe a Tree TI e fique por dentro de todas as novidades da Gestão de TI e suas aplicações para pequenas e médias empresas. Acesse nosso blog e não perca nenhuma dica para o seu negócio.

serviços gerenciados


×