Transações bancárias, pedidos de fornecedores, dados de clientes… Tudo isso está na rede da maioria das empresas, sem que importe o tamanho ou porte delas.
Garantir que esses dados estejam protegidos e seguros contra os ataques de hackers e possíveis invasores é, hoje, uma das maiores preocupações para qualquer empreendedor.
Nos últimos anos, grandes empresas sofreram grandes prejuízos após ataques cibernéticos por todo o mundo. Algumas delas, com filiais aqui no Brasil, como a Saint-Gobain, tiveram suas redes e dados hackeados.
Entenda agora o que é Segurança da Informação e a sua importância para a estratégia de negócio.
O que é Segurança da Informação?
Segurança da Informação são sistemas e barreiras implantadas para a proteção dos dados e informações digitais das empresas — e também de seus fornecedores e clientes — dentro do ambiente virtual.
Os sistemas de Segurança da Informação garantem que a rede esteja preparada para possíveis ataques cibernéticos ou qualquer tipo de invasão.
Para que um ambiente virtual seja considerado seguro, alguns princípios devem ser observados e seguidos. Conheça os principais agora!
- autenticidade: os dados são verdadeiros e não sofreram nenhuma modificação desde sua fonte até o local de processamento ou armazenamento dos dados;
- confidencialidade: garante que apenas as pessoas autorizadas possam ter acesso aos dados e informações, garantindo assim a confidencialidade do conteúdo. Esse princípio se aplica, primordialmente, na proteção de dados de clientes;
- conformidade: todos os processos dentro da segurança da informação devem seguir os parâmetros estabelecidos, obedecendo às leis, normas e procedimentos necessários à sua implantação e desenvolvimento;
- disponibilidade: garante que os dados estejam disponíveis para as pessoas que são autorizadas em qualquer momento que acessarem;
- integridade: esse princípio garante que a informação não sofra alterações durante seu processamento e que seu conteúdo seja o mesmo produzido originalmente;
- irretratabilidade: faz com que exista uma ligação a uma fonte específica, não sendo possível que nenhum usuário não seja responsabilizado por uma atitude anterior.
Os sistemas e processos de Segurança da Informação são aplicados normalmente de forma conjunta, também chamada de aplicação em “camadas”. A aplicação de diferentes níveis de proteção garante ainda mais segurança para a rede da empresa e o seu local de armazenamento de dados.
Essa ação acontece em três camadas: física, lógica e humana.
A camada física diz respeito ao ambiente físico onde o hardware (computadores e servidores, por exemplo) fica instalado. Esse ambiente deve ser protegido contra possíveis problemas como desastres naturais. O local também leva em conta a dificuldade do acesso de pessoas que não são autorizadas.
Já na aplicação da camada lógica estão as ações relacionadas ao uso de softwares para garantir o sistema de Segurança da Informação.
A camada humana se relaciona diretamente aos profissionais envolvidos em garantir a proteção desses dados como os da área de TI.
É uma área que deve estar em constante aprimoramento, não só pelo desafio de gerenciar pessoas, mas também pela necessidade do treinamento adequado para a preparação para lidar com situações de ataques e invasões reais.
No Brasil, temos um dado ainda mais alarmante no que se refere à segurança da Informação: as empresas que estão mais vulneráveis aos ataques são as que menos investem em proteção.
Segundo pesquisas recentes da Verizon Enterprises realizadas pelo mundo todo, mais de 58% dos ataques cibernéticos têm como alvo pequenas e médias empresas.
Quer saber mais sobre os desafios do setor de TI? Baixe agora mesmo o e-book “5 erros fatais em TI” e proteja seu negócio.
Trackbacks/Pingbacks