Com uma demanda cada vez maior de novas tecnologias e processos produtivos digitais, a lentidão na rede de computadores da empresa pode representar um grande problema.
A lentidão na rede funciona como um “ralo” em que se escoam não só recursos financeiros, mas também a produtividade dos seus colaboradores.
Com a necessidade de acesso rápido, a perda de tempo causada pela espera para acessar uma página, ou mesmo para enviar um e-mail, pode comprometer profundamente o desempenho do colaborador da empresa ao longo do dia.
Conheça agora os 7 principais fatores que podem causar lentidão na rede de computadores da empresa.
1. Roteadores
A quantidade de roteadores deve ser adequada à quantidade de equipamentos acessados na rede. Muitas vezes, o roteador também está desconfigurado.
Em outras situações, há a necessidade de um repetidor de sinal para os locais onde as ondas do roteador não alcançam.
2. Barreiras físicas
Além da configuração dos roteadores, vale ficar atento a possíveis barreiras físicas que possam impedir o correto funcionamento do aparelho.
Paredes, anteparos e até mesmo o mal posicionamento do aparelho podem levar a um ritmo mais lento da rede na transmissão e obtenção de dados.
3. Softwares obsoletos
Quando um software não é atualizado corretamente, a eficácia do seu funcionamento pode ser comprometida. A falta de atualizações nos sistemas pode ser a causa da lentidão em toda a sua rede. Vale a pena fazer um planejamento detalhado da necessidade de atualização dos softwares em uso.
4. Problemas com provedor
Outro fator que pode causar instabilidade na rede de computadores é a atuação do provedor — ou também uma ineficácia do plano contratado.
Variações climáticas e até mesmo atualizações nos sistemas do provedor podem causar essa mudança na velocidade da rede.
Avaliar a quantidade de dados contratada é outro ponto: pode ser que sua empresa esteja consumindo mais dados do que o previsto pelo contrato. Nesse momento, vale avaliar a possibilidade de uma mudança no plano e aumento na quantidade de dados.
Uma dica para resolver esse problema é usar redundância de link. Ter link de dados de duas ou mais operadoras, garantem uma disponibilidade maior. A Tree TI tem uma solução para isso.
5. Rede desconfigurada
Configurar a rede de maneira correta influencia diretamente na eficácia e velocidade da sua transmissão de dados. Verificar a configuração dos aparelhos de roteador e das máquinas são essenciais para o bom funcionamento da rede.
6. Não monitorar o desempenho da rede
O monitoramento da rede de computadores da sua empresa é um dos principais fatores para o correto funcionamento. Monitorar a atualização dos softwares, a velocidade da internet entregue às máquinas da empresa, o fluxo de dados utilizados, entre outros fatores, garante que a causa da lentidão na rede possa ser identificada e corrigida tão logo aconteça.
7. Não investir em TI
Não importa o tamanho da sua empresa: a sua rede precisa ser eficaz para que traga lucros para o seu negócio. Por isso investir em TI é tão importante. Se sua empresa não tem uma equipe especializada, vale a pena contratar uma Gestão de TI para realizar o monitoramento e o acompanhamento da rede.
Na Gestão de TI, o monitoramento, as atualizações e até mesmo a contratação de novos planos são analisados e planejados de acordo com a estratégia de negócios da empresa.
Quer saber mais sobre como manter a rede de computadores da sua empresa? Acompanhe nosso blog para saber todas as novidades sobre TI.
Trackbacks/Pingbacks