Ninguém ganha uma batalha sem estratégia, concorda? No passado, houveram grandes guerras nas quais os vencedores eram os que tinham as artimanhas mais inteligentes. Uma delas era firmar parcerias com outros exércitos poderosos. Dessa forma, o lado oponente tinha poucas chances de vitória. No atual mundo empresarial, a área de TI tem ajudado muitas organizações a enfrentar com sucesso a concorrência.

Mas como a TI fortalece as estratégias de um negócio? Que benefícios apresenta uma parceria entre a TI e a empresa? Vejamos as respostas nos próximos tópicos!

Como a área de TI pode tornar-se parte estratégica da empresa?

De uns anos para cá, a TI deixou de possuir um papel apenas funcional para tornar-se uma das “engrenagens” mais importantes para o funcionamento de uma empresa. Mesmo nas pequenas organizações, essa área sempre é levada em consideração durante a elaboração das estratégias do negócio.

Por exemplo, é possível que uma instituição de pequeno porte queira conquistar novos clientes – uma meta comum e inteligente. No entanto, antes de aumentar a base de consumidores é necessário avaliar a infraestrutura de TI. 

O gestor precisa perguntar-se: Será que o sistema atual suportaria a elevação das interações com clientes? Tenho ferramentas virtuais capazes de promover um bom relacionamento com o público-alvo? Qual tipo de software seria ideal para atrair e reter novos consumidores?

Quando a TI tem “voz” nas decisões estratégicas, as metas são potencializadas, a equipe interna entrega serviços de excelência, os lucros financeiros aumentam gradativamente e a empresa levanta a bandeira da inovação – uma prática muito valorizada no atual mercado corporativo.

Quais são os benefícios dessa parceria?

Sem dúvida, o valor da TI é embasado no novo cenário corporativo no qual a tecnologia transformou-se em um “organismo vivo” dentro das empresas. Como tal, caminha lado a lado com os gestores das pequenas organizações ao passo que oferece vários benefícios importantes. Vejamos alguns deles.

Aumento da produtividade

É incrível a aceleração que a infraestrutura de TI oferece aos serviços internos de uma instituição. Muitas demandas, antes feitas manualmente, são automatizadas auxiliando a equipe no cumprimento de prazos e no alcance de metas

Quer um exemplo? O software customer relationship management (CRM) possibilita o rastreamento das ações dos clientes no mundo virtual. Em seguida, mapeia o perfil dos consumidores para que a empresa os entregue soluções personalizadas. Desse modo, a equipe interna recebe informações estratégicas que ajudarão na conquista mais rápida de novos consumidores.

Redução de custos

A diminuição de custos é outra vantagem da parceria estratégica da empresa com a área de TI. Visto que promove a integração da equipe reduzindo as falhas de comunicação que impactam no desempenho das demandas internas. Com a ajuda de ferramentas colaborativas, a pequena organização obtém a fluidez nos projetos ligando os esforços dos colaboradores.

Além disso, a TI auxilia no planejamento da gestão do negócio, seja na área contábil, de marketing ou de RH. Isso é possível por meio de relatórios que exibem como está o cenário interno. A partir dessas informações, o gestor consegue adotar ferramentas que otimizem, por exemplo, a divulgação dos produtos e serviços nas mídias sociais.

Enfim, o casamento da TI com a gestão estratégica das organizações promete dar muitos frutos positivos. Cabe às empresas dar as mãos a essa área tão importante e aceitar as vantagens que ela oferece. Sendo assim, os resultados bem-sucedidos logo aparecerão no negócio.

Gostou do nosso artigo? Entendeu como a área de TI é estratégica para as pequenas empresas? Quer se aprofundar mais nesse assunto? Então, confira o nosso e-book: Gestão de TI para pequenas e médias empresas – um guia para otimizar tempo e recursos.

Gestão de TI para pequenas e médias empresas
×