Há séculos, a área contábil está presente no dia a dia da humanidade. Durante esse tempo, as metodologias e conceitos usadas se modificaram, mas a maior transformação ocorreu nas primeiras décadas do século 21. Houve o surgimento de uma parceria eficiente: a tecnologia da informação na contabilidade.
Como essa união impactou nos processos da área contábil? Que benefícios foram colhidos? Neste artigo, abordaremos esses questionamentos. Acompanhe!
Quais são os desafios enfrentados pela contabilidade?
Os profissionais da contabilidade sempre tiveram de cuidar de muitas demandas, como: o controle de estoque, o levantamento de balancetes, os lançamentos contábeis etc. Com o desenvolvimento das ferramentas virtuais, esses serviços, antes manuais, foram automatizados.
Porém, um novo desafio apareceu. Devido ao grande número de funcionalidades, o software de contabilidade tende a ter um baixo desempenho. E a rapidez nas demandas é algo importante, pois os contadores trabalham com prazos de entrega de serviços bem apertados.
Outra dificuldade é a perda de informações. Geralmente, o setor contábil armazena uma infinidade de dados que não podem ser perdidos, pois revelam o histórico financeiro de pessoas e empresas. No entanto, a ausência de um backup periódico e de um sistema de segurança eficiente pode resultar no desaparecimento dos arquivos.
Podemos apontar um terceiro desafio: a disponibilidade de dados. Imagine um contador que precisa enviar o cálculo do imposto de renda de uma empresa para a Receita Federal no último dia do prazo para entrega. Porém, o sistema fica inacessível. Com certeza, o prejuízo será enorme.
Como a tecnologia da informação na contabilidade mudou esse cenário?
Atualmente, a tecnologia da informação na contabilidade trouxe melhorias aos desafios que foram apresentados. A solução veio principalmente por meio do software enterprise resource planning (ERP) que agiliza e facilita a rotina de trabalho dos contadores.
Na verdade, essa tecnologia está embasada em quatro sistemas. São eles:
- o sistema de processamento de transações (SPT) – automatiza os serviços operacionais, como a gestão da folha de pagamento, contas a pagar e receber, controle de estoque etc.;
- o sistema de informação gerencial (SIG) – executa o planejamento e o controle da produção. Por exemplo, o percentual do estoque desenvolvido no dia, a contabilidade fiscal e a qualidade produtiva;
- o sistema de informação executivo (SIE) – realiza análises, comparações e tendências que auxiliam na tomada de decisão dos gestores;
- o sistema de apoio à decisão (SAD) – integra as informações na base de dados e ajuda nas etapas de desenvolvimento de soluções.
Reparou que as funcionalidades desta aplicação abrangem as necessidades mais importantes do setor contábil? O resultado disso é a otimização dos serviços por meio de uma ferramenta de alto desempenho.
Além disso, os prejuízos obtidos por causa das perdas de dados são extintos, pois o sistema é altamente seguro e realiza backups automaticamente. No quesito acessibilidade, o software pode ser hospedado em servidores com links redundantes que garantem aos contadores o acesso aos dados contábeis.
Sem dúvida, o casamento da contabilidade com a tecnologia da informação ainda dará muitos “frutos” positivos. Isso é ótimo! Cabe às empresas manterem-se atualizadas com as novas ferramentas e usá-las de maneira estratégica nos seus negócios contábeis.
Gostou do nosso artigo? Entendeu como a tecnologia da informação na contabilidade resulta em soluções estratégicas? Aproveite e baixe o nosso ebook: Gestão de TI para pequenas e médias empresas: um guia para otimizar tempo e recursos