Existem diferentes tipos de vírus e malwares perigosos; alguns tipos podem exibir anúncios suspeitos, outros podem roubar suas informações pessoais/profissionais e têm aqueles que podem rodar silenciosamente no background, e você não saberá até ser tarde demais. É o caso do ransomware.
Nos últimos anos o ransomware tornou-se uma das formas mais maliciosas e prejudiciais de ataque, além de ser um dos mais comuns. Mas o que é esse malwares que chama a atenção e preocupa tanto?
O que é o Ransomware
O ransomware é um malware muito específico que rouba/sequestra dados muito importantes e sob ameaça exige das vítimas pagamento/resgate para não divulgar, deletar ou bloquear o acesso aos dados. Assim, a estratégia mais eficaz e segura é a prevenção, uma vez que ao infectar o computador, o ransomware pode provocar consequências desastrosas.
Preparamos esse artigo especial sobre o tema para te alertar e também ajudar a prevenir e proteger seu computador e dados. Antes porém, queremos deixar uma dica de outros artigos que também podem te ajudar no quesito proteção e segurança de computadores e dados.
- Ataques Cibernéticos Crescem com o Aumento do Home Office;
- Os Desafios da Cibersegurança no Home Office
- 5 Dicas para Blindar De Vez o E-mail Corporativo
- O Melhor da Segurança Para o Office 365: Conheça o Microsoft Defender 365
O termo ransomware é um “guarda-chuva”, ou seja, ele abrange vários tipos diferentes de malware. Mas, não se engane, todos eles colocam em risco você e seus dados, esses criminosos agem mediante ameaças e pedidos de resgate (extorsão).
Os tipos de Ransomware são:
- Cripto-ransomware: invadirá o seu computador ou rede procurando especificamente por dados.
- Locker Ransomware: esse não diferencia o que bloqueia. Ao entrar em seu computador, bloqueará tudo!
- Scareware: irá restringir todo o acesso a seu computador e a seus dados.
- Doxware: esse é terrível. Não contente em deletar ou restringir seu acesso a seus dados, fará ameaças de divulgação dos seus dados sensíveis (fotos ou vídeos comprometedores, dados financeiros ou informações pessoais)
Como é o ataque de um Ransomware e como os criminosos agem
Os hackers que fazem esse tipo de ataque têm como alvo vítimas pessoas específicas, geralmente aquelas que eles julgam estar dispostas a pagarem rapidamente o resgate pedido a fim de recuperar seus dados.
Você deve ter visto nos jornais e/ou através das mídias digitais, que imensas corporações foram alvo desse tipo de ataque, no entanto, você precisa saber que você e qualquer outra pessoa por mais comum que seja, podem ser vítimas de um ataque de ransomware.
Mas, como saber quando essa ameaça chegou até você? Bate um desespero nessa hora não é mesmo?
Bom, a equipe da Tree TI se especializou na proteção contra esse tipo de ataque e pode te ajudar a se proteger. Geralmente os criminosos agem das seguintes maneiras:
- Eles enviam ransomware disfarçado de anexo de e-mail e então você faz o download do arquivo.
- Eles se aproveitam de uma brecha nas defesas de seu computador (uma vulnerabilidade na versão mais recente do Windows, que permite a entrada sorrateira no seu PC e a instalação de um malware em sua máquina.
E agora você deve estar se perguntando: como se proteger. Por isso, hoje separamos 4 maneiras simples para você se prevenir de ataques de ransomware.
4 maneiras formas de se prevenir contra ataques de ransomware
1 – Instale um bom antivírus com proteção anti-ransomware. Vale dizer que os melhores antivírus disponíveis atualmente já vêm com algum tipo de proteção anti-ransomware.
2 – Mantenha seu antivírus, e todos os outros programas e sistemas críticos, sempre atualizados. Escolha os antivírus que têm atualizações automáticas, enquanto outros não.
3- Faça o que chamamos de backup frio, que é uma cópia dos seus dados mais importantes em uma rede ou aparelho à parte.
4- Seja cauteloso, entre em contato com a equipe da Tree TI, e conte com especialistas que possuem todas as ferramentas para te ajudar a evitar que violações existentes e futuras ocorram nos sistemas da sua empresa, impedindo o comprometimento de e-mail corporativo, phishing de credenciais, e ataques de ransomware e malware avançados.