Atualmente, a área de tecnologia da informação tornou-se tão importante nas empresas quanto, por exemplo, o setor de recursos humanos. O motivo é simples: vivemos na era das soluções virtuais. No entanto, muitas organizações não sabem como gerenciar os seus recursos tecnológicos. Por isso, surgiu a consultoria de TI.

Quais são os benefícios desse tipo de serviço? O que fazer para contratar uma empresa de qualidade? Falaremos sobre esses assuntos neste artigo!

Qual a importância de uma consultoria de TI?

De acordo com o estudo Frost & Sullivan, Brazilian IT Outsourcing Market, Forecast to 2021, o Brasil desponta no segmento de terceirização dos serviços de tecnologia da informação. Até 2021, a pesquisa prevê uma movimentação financeira em torno de 7,9 bilhões de dólares.

Essa informação embasa uma tendência corporativa: a valorização da gestão de TI. De fato, essa prática está se tornando o core business (atividade principal) das organizações. No entanto, em muitas empresas, é a terceirização da TI que está garantindo a eficiência dos serviços virtuais.

Com esse suporte especializado, as instituições conseguem acompanhar o desenvolvimento de soluções tecnológicas, estudar como aplicá-las no seu negócio e utilizá-las nas estratégias comerciais.

Como escolher a melhor consultoria de TI para o seu negócio?

O grande desafio é encontrar uma consultoria de TI que ofereça serviços de excelência. Afinal, essa instituição cuidará do “coração” do negócio, ou seja, uma área que mantém toda a estrutura corporativa funcionando. Vejamos algumas dicas para acertar nessa contratação.

Orçamento

É importante lembrar que a contratação dos serviços de consultoria de TI deve ser feita com base no orçamento disponível da empresa. Existem organizações que permitem a aquisição de pacotes de serviços, como:

Quando o orçamento é reduzido, a empresa pode estudar qual desses processos precisa de atenção imediata e contratar o serviço específico. Por outro lado, quando os recursos financeiros são favoráveis, toda a gestão da TI pode ser contratada.

Histórico

Toda empresa de credibilidade tem um histórico para apresentar. Sendo assim, é fundamental investigar a atuação da organização antes de adquirir os seus serviços. Para isso, entre no portal da instituição e leia sobre o seu período de atividade. Veja os seus valores, crenças, metas, ou seja, a cultura da empresa.

Pesquise também sobre prêmios e certificações que recebeu. Além disso, confira quem são as empresas parceiras, pois é uma indicação do nível da qualidade dos serviços. É importante procurar por comentários negativos e positivos sobre a empresa na internet.

Clientes

Normalmente, as organizações exibem os seus clientes no seu site oficial. Esses podem ser grandes empresas ou pessoas físicas. Aproveite para ler os seus depoimentos impressos ou em vídeos, mas não se apegue só a essas informações.

Seria interessante pedir recomendações da empresa para as pessoas nas redes sociais. Geralmente, na própria rede social da organização, há comentários de alguns clientes. Tente entrar em contato com eles e pergunte sobre a qualidade dos serviços da empresa.

Suporte

Verifique o suporte que a empresa de TI oferece para os seus clientes. Além da acessibilidade por um meio de comunicação, a organização precisa garantir:

  • a segurança contínua da rede e dos dados;
  • a redução dos problemas emergenciais;
  • a prevenção das perdas de informações;
  • o planejamento dos investimentos em TI.

Uma empresa referência nos serviços de tecnologia da informação é a Tree TI. Uma vez que oferece um conjunto de planos de monitoramento contínuo que vão desde o diagnóstico inicial até a otimização, adequação e gerenciamento da estrutura de TI. Desse modo, o retorno sobre o investimento (ROI) da terceirização de TI é alto.

Gostou de aprender como escolher a empresa de consultoria de TI? Queremos ajudar a sua organização a fazer uma boa gestão de TI. Conheça os serviços gerenciados da Tree TI!

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