A conexão da internet caiu! Essa é uma frase comum dita em muitas empresas. Apesar de parecer algo corriqueiro e sem muitos impactos nos resultados da organização, essas interrupções acarretam sérios prejuízos. Um exemplo clássico é a da empresa Amazon, que de acordo com o site da Forbes, perdeu milhões em 30 minutos de indisponibilidade da rede. Sim! É fundamental evitar perdas de conexão.
Mas como manter a disponibilidade da rede? Neste artigo, mostraremos os recursos que ajudam nesse processo. Acompanhe!
O que fazer para evitar perdas de conexão?
A redundância é a capacidade de um sistema em suplantar o mal rendimento de um componente por acionar um segundo dispositivo. Esse, por sua vez, é configurado para “entrar em ação” quando o primeiro apresenta falhas – como é o caso do link redundante. No atual mundo conectado, no qual os dados das empresas ficam alocados na nuvem, essa alta disponibilidade é obrigatória.
Por isso, a redundância da internet embasada na prática de load balance (balanceamento de links) é um processo comum nos planos de contingência das empresas. Mas o que é load balance? Significa a distribuição da carga de trabalho entre os computadores, servidores e os enlaces da rede virtual. Dessa forma, evita-se a sobrecarga do sistema.
No caso da internet, o load balance atua em duas frentes principais. A primeira permite que a empresa trabalhe com dois links diferentes podendo, por exemplo, destinar um para o acesso aos sites e outro aos projetos complexos em nuvem.
Por outro lado, a segunda atuação toca na indisponibilidade (failover). Nesse caso, a queda de uma rede não acarreta o bloqueio dos serviços, mas, como dito, o desvio automático para o outro link. Com certeza, a redundância de link oferece tranquilidade para a equipe da empresa.
Qual é o custo-benefício da redundância de link?
Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do load balance é a garantia da produtividade do time interno. Uma vez que possuir um sistema altamente disponível impede interrupções nos serviços dos colaboradores. Se o gestor colocar na “ponta do lápis” ficará surpreso com os prejuízos financeiros e com a redução na qualidade do trabalho vindos com a queda de conexão.
Outro benefício da redundância de link é a elevação da reputação da empresa no mercado em que atua. Afinal, uma organização que não tem um sistema confiável, perde os prazos de entrega dos serviços aos clientes e parceiros. Sendo assim, a credibilidade do negócio despenca e o seu valuation (valor da marca no mercado empresarial) é grandemente afetado.
Podemos apontar ainda outra vantagem de evitar perdas de conexão: o aumento da satisfação da equipe interna. Poucas coisas causam mais frustração do que ter o trabalho interrompido durante o fluxo de criatividade. Esse bloqueio desconecta o profissional da tarefa, e dificilmente, retomará a mesma linha de raciocínio.
Enfim, o futuro aponta para um mundo corporativo ainda mais imerso no universo virtual por meio da inteligência artificial e da cultura dos dados. Além disso, a tecnologia da informação continuará a desenvolver ferramentas eficientes. Para aproveitar essas inovações, a empresa precisa cuidar da disponibilidade do seu sistema.
Entendeu os motivos para evitar perdas de conexão? Quer saber como está a redundância da internet da sua empresa? Solicite um diagnóstico gratuito de TI!