Atualmente, o fornecimento do sinal de internet por meio de uma conectividade sem fio tornou-se indispensável no ambiente interno de uma instituição. Porém, esse tipo de compartilhamento virtual apresenta algumas ameaças. Afinal, pessoas mal-intencionadas podem invadir o sistema por meio dessa conexão. Mas há como proteger a rede Wi-Fi da empresa dos perigos virtuais!
Quer saber como? Preparamos este artigo com algumas dicas importantes para aumentar a proteção da sua rede Wi-Fi. Acompanhe!
O que fazer para proteger a rede Wi-Fi?
Qual é o tamanho do risco? De acordo com a pesquisa Small Business is Big Business for Hackers feita pela Cisco Umbrella, são mais de 4 mil crimes virtuais por dia no mundo. Se contra as provas não há argumentos, o melhor a fazer é prevenir-se. Vejamos alguns meios de proteger a rede Wi-Fi.
Mude a senha periodicamente
Quando os roteadores são ativados, normalmente, têm uma senha e nome de usuário padrão. Entretanto, algumas empresas esquecem de modificar essas informações “abrindo as portas” para que pessoas de conhecimento técnico acessem a rede sem fio. Para evitar isso, troque a senha imediatamente.
Além disso, pense em um código que seja difícil de ser descoberto. Para isso, prefira uma sequência de letras maiúsculas, minúsculas e números. De tempos em tempos, altere a senha. Seria interessante agendar a data dessa mudança para não esquecer.
Atualize o firmware do roteador
Os equipamentos que distribuem o sinal de internet possuem um sistema operacional que necessita de constante atualização. Essa ação pode ser feita por meio do update de firmware que consiste em uma correção de falhas de segurança.
A falta desse procedimento torna o roteador vulnerável a invasão de cibercriminosos. Um dos possíveis transtornos é o direcionamento dos usuários da rede Wi-Fi para sites falsos que visam roubarinformações ou disseminar vírus.
Use a criptografia
Para reforçar a segurança da rede virtual, muitas empresas recorrem a criptografia. Esse sistema é formado por um conjunto de regras que codificam uma informação de modo que apenas o emissor e o receptor consigam entendê-la.
Por meio da criptografia, a empresa consegue proteger dados sigilosos que foram armazenados no servidor. Além de impedir a invasão dos meios de comunicação e das redes de conectividade virtual.
Mantenha o firewall ativado
Geralmente, os roteadores têm um firewall embutido. Esse dispositivo de segurança é o responsável pelo monitoramento do tráfego da rede permitindo ou bloqueando os acessos. Seria como um “guarda” da rede Wi-Fi. O ideal é mantê-lo ativo e atualizado para que reforce as defesas da conexão interna.
Utilize a VPN
A utilização da VPN (Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada) significa mais segurança para a empresa. Funciona assim, os colaboradores navegam por uma rede local privada. Desse modo, mesmo que um hacker acesse o sinal do Wi-Fi da organização, não será possível invadir também essa área restrita de navegação.
Enfim, embora o mundo virtual esteja cheio de perigos, há proteções muito eficientes. Seguindo as dicas que demos, com certeza a sua empresa reduzirá em muito as chances de sofrer a invasão de pessoas não autorizadas.
Gostou do nosso conteúdo? Aprendeu como proteger a rede Wi-Fi da sua empresa? Entenda também por que a segurança da informação é importante para o seu negócio!