A maioria das empresas já passou por essa situação: em um momento importante, os computadores resolvem dar problema. Por mais comum que possa parecer, a falta de manutenção preventiva no setor de TI das empresas pode levar a sérios problemas de produtividade e, consequentemente, a uma queda nos lucros do negócio.
A forma mais eficaz para acabar com essa situação é a realização da manutenção preventiva.
Descubra agora como essa prática, ainda pouco utilizada pelas pequenas e médias empresas, pode ter resultado direto na economia e na geração de recursos de qualquer negócio.
O que é manutenção preventiva?
Planejada pelo setor de TI das empresas, a manutenção preventiva realiza-se pela busca por falhas nos sistemas e diretamente nas máquinas antes que elas aconteçam.
Por meio de ações planejadas, os responsáveis fazem limpezas, atualizações e reduzem os riscos de danos e problemas nos sistemas de computadores de uma empresa.
A manutenção preventiva é uma análise abrangente do funcionamento, eficácia e adequação dos sistemas às práticas e regras do mercado.
Quais as vantagens dessa prática?
Oposta à manutenção corretiva — que resolve problemas apenas quando eles ocorrem — a manutenção preventiva garante a performance e preserva o tempo de vida útil de cada equipamento.
A manutenção preventiva apresenta vantagens como:
- redução de custos: a prevenção sempre é mais barata que a correção. Além disso, corrigir pequenas falhas é mais eficaz, mais rápido e mais barato do que a necessidade de trocar qualquer equipamento;
- redução de danos à produtividade: com manutenções programadas e planejadas, a queda de produtividade por conta de problemas de manutenção chega a quase zero. A eficácia e fluidez do trabalho na empresa são claramente melhoradas com a manutenção preventiva;
- redução de riscos: equipamentos sem manutenção e até mesmo softwares sem as atualizações necessárias são portas abertas para ataques e invasões às redes e bancos de dados das empresas. A qualidade da Segurança da Informação é uma das maiores vantagens da Manutenção Preventiva.
E quais ações tomar dentro da empresa?
Algumas medidas podem ser tomadas pelo setor de TI das pequenas e médias empresas para uma efetiva manutenção preventiva.
Atualização de softwares
Manter os softwares e programas utilizados pelos dispositivos atualizados é uma das maneiras mais eficazes de evitar problemas na sua rede de computadores. Montar um calendário com as datas para atualização, fora do horário de funcionamento da empresa, ajuda também a garantir a produtividade.
Ambiente
Verificar as condições do ambiente onde ficam as máquinas é muito importante para seu correto funcionamento. Devem ser analisadas a temperatura e a umidade do local, que precisam estar adequadas às prescrições dos fabricantes para o correto funcionamento dos dispositivos.
Limpeza física
A limpeza dos computadores também deve acontecer de maneira regular. Evitar o consumo de bebidas e alimentos na área dos computadores também é recomendado. A limpeza dos computadores aumenta a vida útil das máquinas, reduzindo os gastos com substituição e manutenção corretiva.
Armazenamento em nuvem
O armazenamento de dados em uma Nuvem é outra alternativa que faz parte da manutenção preventiva. A melhoria dos sistemas, menos carregados pela quantidade de dados e informações, faz com que as quedas e interrupções nas funções das máquinas sejam menos frequentes.
Terceirizar a Gestão de TI
Para as pequenas e médias empresas, ter uma equipe apenas voltada para o setor de TI pode ser inviável. Com isso, impossibilita-se a manutenção preventiva.
Nesses casos, a saída é a terceirização da Gestão de TI.
Na Gestão de TI, toda a manutenção preventiva é planejada e realizada por uma equipe de especialistas, capaz de verificar e prevenir problemas na rede, mas também de indicar o melhor uso de softwares e programas de acordo com a estratégia de negócio da empresa.
Para as pequenas e médias empresas, realizar a manutenção preventiva é o melhor caminho para reduzir custos e aumentar a vida útil de seus dispositivos.
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