Qualquer decisão em uma empresa deve ser estrategicamente direcionada com o embasamento de um estudo interno. Não é diferente no caso da terceirização da gestão de TI. Seja de parte ou do total da área, são muitas as vantagens desse tipo de serviço, como o bom custo-benefício e o suporte especializado.
Você já pensou em contratar uma organização que faça esse gerenciamento? Neste artigo, apontaremos quais aspectos atentar para tomar a melhor decisão. Acompanhe!
Quais fatores analisar na hora de contratar uma empresa de gestão de TI?
A princípio, o mais lógico é entender se a terceirização da gestão de TI trará melhorias para as demandas internas. Só assim, a migração para o serviço terceirizado ajudará a empresa a atingir patamares corporativos ainda mais altos. No entanto, essa avaliação precisa incluir também os fatores a seguir.
Veja a realidade do negócio
A terceirização da gestão de TI, como já dito, pode ser feita na totalidade ou parcialmente. Sendo assim, cabe aos gestores avaliarem as necessidades do negócio. Por exemplo, algumas empresas perceberam que seria mais vantajoso delegar para outra instituição o gerenciamento da sua rede virtual.
Fazendo assim, os servidores e os diversos equipamentos virtuais estarão bem cuidados e serão constantemente atualizados e otimizados. Por outro lado, a terceirização total é a solução para pequenas e médias instituições que desejam ter uma equipe focada na área em que atuam – ao mesmo tempo em que querem uma infraestrutura de TI de excelência.
Calcule os custos
O segundo fator envolve calcular os custos. Nesse caso, o que é melhor: internalizar ou terceirizar a TI? A resposta dessa pergunta variará conforme as necessidades de cada empresa. Como assim?
Para algumas instituições, manter uma equipe interna de TI traz algumas vantagens em longo prazo. Por exemplo, um time que ficará cada vez mais alinhado com as estratégias e conhecerá profundamente as necessidades da infraestrutura de TI.
Entretanto, os custos com os direitos trabalhistas oneram muito o orçamento das empresas. Sendo assim, a terceirização aparece como uma alternativa que enxuga os gastos com um time interno e ainda oferece serviços personalizados com base nas metas e objetivos do negócio.
Podemos citar ainda outro indicador de custos: as falhas no sistema. Essas podem vir:
- da baixa segurança;
- da indisponibilidade da rede;
- da ausência de um monitoramento da estrutura virtual;
- da falta de uma rotina de backups etc.
Quando uma ou várias dessas falhas acontecem, os prejuízos são grandiosos. Entre eles está o roubo de informações, a perda de dados importantes e um fraco desempenho do sistema. Esse cenário deixa claro que a terceirização da TI é o melhor caminho.
Atente para o histórico do fornecedor
Fazer um estudo minucioso sobre o fornecedor de gestão de TI é algo muito importante. Comece investigando a sua reputação na internet, talvez consiga acessar comentários de clientes e parceiros da empresa. Além disso, entre no site da instituição e leia sobre os tipos de serviços que oferece.
Um diferencial são as certificações. Afinal, elas atestam a qualidade dos serviços da empresa e de sua equipe interna. Lembre-se também que os anos de mercado demonstram a estabilidade e a experiência e servem como “selos” que identificam uma empresa de alto nível.
Enfim, seguindo as sugestões que apresentamos neste artigo, temos certeza de que você escolherá a direção certa. Dessa forma, sua empresa crescerá saudável com todo o suporte virtual que merece!
Gostou de entender o que levar em consideração na hora de contratar uma empresa de gestão de TI? Então, você ficará fascinado com as opções de serviços gerenciados pela Tree TI!