A rede de computadores corporativa é tão importante para uma empresa quanto o sistema nervoso é para o corpo humano. É por meio dela que todos os dados e processos fluem entre todos os setores e dispositivos conectados. Falhas nessa infraestrutura poderiam causar indisponibilidades, perda de dados, queda na qualidade de serviços prestados e consequente redução da credibilidade do negócio aos olhos dos seus usuários, internos e externos.
Por isso, é indispensável investir em soluções e estratégias que visem um funcionamento eficiente e ininterrupto da rede. Pensando nisso, preparamos este artigo para compartilhar as principais práticas do setor de TI para evitar problemas e garantir a confiabilidade dos sistemas.
Conheça sua infraestrutura de rede
Você conhece todos os dispositivos do escritório e a posição de todo o cabeamento da rede? Isso inclui roteadores, Access Points e switches, por exemplo. Ter esse conhecimento é fundamental para fazer um diagnóstico ágil e exato para encontrar problemas na rede de computadores. Assim, quanto mais você sabe sobre a infraestrutura atual, melhor.
Obviamente, não é possível contar com a memória para guardar esses detalhes. O ideal é documentar a instalação e registrar todas as atualizações das configurações da rede.
Invista em equipamentos de qualidade e atualizados
Uma infraestrutura com equipamentos obsoletos e desatualizados pode impactar fortemente a capacidade da rede de atender o aumento da demanda do negócio e do mercado. Isso pode ser um grande desafio no que se refere aos custos de aquisição e contratação.
Por isso, é recomendável que as empresas busquem modelos operacionais mais flexíveis e escaláveis. Existem hoje no mercado diversas soluções em forma de outsourcing e em nuvem, fornecidas sob demanda, a custos que variam conforme a capacidade de armazenamento, processamento e o número de serviços contratados.
Faça um bom gerenciamento da rede de computadores
O objetivo do gerenciamento da rede é garantir o monitoramento constante do desempenho de toda a infraestrutura. Hoje, os negócios têm se tornado cada vez mais dependentes dos recursos de TI e, por isso, os ambientes estão mais complexos e conectados. Esperar o problema surgir e se agravar dificulta o diagnóstico e potencializa os impactos negativos às operações.
Por outro lado, a equipe precisa estar preparada para se antecipar às falhas e buscar medidas preventivas. Isso inclui:
- adotar soluções que automatizem a identificação de vulnerabilidades;
- rastrear comportamentos suspeitos dentro da rede;
- investigar tentativas de ataque.
Quando falamos aqui em soluções, referimo-nos a softwares, e existem muitos que são até de código aberto e gratuitos. Destes, podemos destacar:
Tenha um parceiro especialista em TI
Para executar serviços profissionais especializados e com qualidade, recorremos a especialistas. Isso acontece em qualquer atividade econômica. Por que não em TI? Se você enfrentar problemas comlentidão da rede e quaisquer outras falhas que comprometam a produtividade do seu time, conte com um parceiro especialista.
Ele será capaz de empregar as melhores e mais modernas práticas e ferramentas do mercado, visando o melhor custo-benefício. O mesmo princípio também é verdade quando o assunto é manutenção preventiva em TI. A prevenção garante a qualidade dos serviços e reduz os custos a médio e longo prazo.
A rede de computadores, não importando o tamanho da empresa, exige estabilidade e segurança para que todos os colaboradores possam cumprir suas atividades em nível satisfatório. Uma rede de qualidade pode passar despercebida, mas qualquer falha pode saltar aos olhos e até trazer prejuízo financeiro ao negócio. Então, não negligencie essa gestão.
Quer garantir uma rede estável e otimizada? Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um diagnóstico gratuito.