Quando pensa na segurança da infraestrutura de TI da sua empresa, o que escolheria: uma aplicação virtual licenciada ou não licenciada? Com certeza, um gestor eficiente optaria pela primeira opção, certo? No entanto, alguns deixam de investir em um licenciamento de software para ir em busca de sistemas não licenciados. 

Mas quais são os riscos dessa atitude? Que benefícios um produto virtual legalizado apresenta? Neste artigo, abordaremos esses questionamentos. Acompanhe!

Quais são os benefícios de um software licenciado?

Dito de forma simples, uma licença de software é um registro contratual utilizado por organizações desenvolvedores de aplicações virtuais. Nesse documento é revelado se o software é de domínio público, se é protegido por regras legais de copyright e como o código-fonte deve ser utilizado.

Entre as vantagens de possuir um software licenciado está a segurança dos dados da empresa. Uma vez que as instituições desenvolvedores investem em atualizações que impedem a ação de vírus, spywares e outras ameaças virtuais.

Existe um grande risco de multa para a empresa que usa um software não legalizado. De acordo com a lei 9.610/1998, a justiça brasileira pode aplicar uma penalidade financeira que ultrapasse 10 vezes o preço da aplicação original. Desse modo, andar segundo a lei é uma das vantagens de possuir um licenciamento de software.

Outro benefício é o bom desempenho da aplicações devido ao baixo índice de bugs ou falhas no sistema. Desse modo, evita-se travamentos e indisponibilidades que impedem a produtividade do time interno.

Podemos apontar ainda outra vantagem: as ferramentas inovadoras. Afinal, as empresas desenvolvedoras estão na vanguarda das inovações tecnológicas e repassam as novas funcionalidades para o seu software. Sendo assim, a organização sempre contará com as mais recentes ferramentas para os serviços internos.

Que riscos apresentam o software não licenciado?

Por outro lado, a ausência de um software licenciado acarreta em vários riscos para o negócio. Entre eles está a vulnerabilidade dos dados. Quando a aplicação virtual não oferece defesas atualizadas contra ameaças virtuais, as informações da empresa podem cair nas mãos de criminosos. 

Além disso, a entrada de vírus e spywares no sistema impede a fluidez no funcionamento dos equipamentos. Em consequência disso, a equipe interna paralisa os serviços e pode até perder arquivos importantes. 

Outro dano é a instabilidade no sistema. Devido a isso, algumas ferramentas podem simplesmente não funcionar. Em algumas situações, o sistema trava ou permanece em lentidão durante todo o dia, prejudicando o andamento dos projetos da empresa.

Quais tipos de licença existem?

As licenças da Microsoft são as mais seguras e otimizadas do mercado. Sendo assim, os modelos dessa desenvolvedora de software atende as necessidades das organizações modernas. Alguns tipos de licenciamentos da Microsoft oferecidas são:

  • Full Packaged Product (FPP) – disponíveis em revendedores da Microsoft e indicado para empresas que possuem até cinco dispositivos na infraestrutura de TI;
  • Original Equipment Manufacturer (OEM) – essa licença é instalada em apenas uma máquina. Algumas já vem pré-instaladas no computador, como o pacote Office. Também indicada para pequenas empresas com poucas máquinas;
  • Open License – ideal para médias e grandes empresas. Esse modelo permite um único pagamento e o direito perpétuo de uso. Para atualizá-la, o usuário precisa adquirir o software assurance e renová-lo bienalmente;
  • Open Value – também indicada para pequenas e grandes empresas. Uma vantagem dessa licença é o pacote de benefícios que inclui atualizações e suporte técnico. O pagamento pode ser à vista ou em parcelas anuais;
  • Enterprise Agreement – feito para organizações com um número superior a 500 computadores e que desejam padronizar as ferramentos do ambiente de trabalho. A sua validade é de três anos.
  • Microsoft Products and Services Agreement – as empresas com mais de 250 computadores tem acesso a essa licença que possibilita a aquisição de vários produtos e serviços em um único contrato.

Qual é a melhor licença para a sua empresa?

Para entender qual a licença mais adequada para a sua empresa, é necessário estudar as necessidades do negócio e escolher as opções virtuais certas. Com a ajuda especializada da Tree TI, essa orientação será correta e muito eficiente. Afinal, temos experiência em licenciamentos da Microsoft e disponibilizamos vários modelos como o Windows, Office, Office 365, Azure etc.

Além disso, somos parceiros nível Silver Small and Midmarket Cloud Solutions da Microsoft. Sendo assim, a sua empresa terá um levantamento das suas necessidades, um comparativo das melhores licenças para o negócio e uma solução virtual econômica. Tudo isso com um excelente custo-benefício que a Tree TI oferece.

Quer ter acesso a esses serviços especializados e investir no licenciamento de software mais adequado para a sua empresa? Então, entre em contato com os profissionais da Tree TI!

Office 365
×