Os gestores têm muitas preocupações e responsabilidades no cotidiano de suas empresas. E bloquear o fluxo das atividades por causa de uma falha de infraestrutura de TI é, no mínimo, muito estressante. Normalmente, os problemas na gestão de TI podem ser evitadas por meio de um suporte preventivo de uma empresa especializada.

Mas quais são os problemas mais comuns? Neste artigo, fizemos uma lista com eles. Falaremos também sobre o que fazer para preveni-los e como um parceiro especializado em TI pode ajudar. Acompanhe!

1. Conexão de internet instável

Uma conexão de internet sem estabilidade pode gerar muitos prejuízos para a empresa. Infelizmente, essa realidade ainda “assombra” muitos negócios em nosso país. No entanto, nem sempre a queda da rede virtual é resultado de falhas com o provedor. Pode acontecer que os equipamentos ou as aplicações utilizadas sejam “a raiz” desse problema.

Por exemplo, os hardwares e o software podem estar ultrapassados e não suportarem atualizações impedindo o fluxo da internet. Para que isso não ocorra, a empresa precisa de equipamentos modernos que mantenham a disponibilidade do sinal da internet durante todos os dias.

2. Infraestrutura e softwares obsoletos

Os dispositivos da infraestrutura de TI têm uma vida útil. Sendo assim, com o tempo, os computadores precisam ser trocados por máquinas mais novas ou passar por uma troca dos sistemas internos. Quando não há essa preocupação, os colaboradores das empresas trabalham com equipamentos que reduzem a sua produtividade.

A solução para esse problema é manter um programa de manutenção e troca dos dispositivos que fazem parte da TI. Essa programação pode ser elaborada com base nas instruções dos desenvolvedores dos equipamentos e no direcionamento dos profissionais de TI.

3. Custos elevados de manutenção

Quando o tópico anterior se aplica na infraestrutura de TI, o gasto com manutenções é muito alto. Afinal, manter em funcionamento um sistema desatualizado e com falhas graves causadas pelo término da sua vida útil exige a troca constante de peças. Sem falar da instalação de programas para a correção de erros, mas que não “cortam o problema pela raiz”.

No entanto, quando a empresa possui profissionais dedicados que cuidam com perícia da TI, esses gastos podem ser enxugados. Dessa forma, haverá mais capital para investir em inovações importantes para o negócio.

4. Banco de dados sem segurança

Um artigo do jornal O Globo publicou dados do Relatório de Ameaças à Segurança na Internet (ISTR) mostrando que o Brasil ocupa a sétima posição no número de ataques cibernéticos no mundo. E a principal técnica utilizada pelos invasores é a exploração das vulnerabilidades dos sistemas.

De fato, um banco de dados sem segurança é um dos problemas na gestão de TI e coloca a empresa na fila do roubo de informações. Para evitar isso, é importante criar barreiras contra crimes virtuais por meio de programas que fazem uma varredura no sistema e são constantemente atualizados.

5. Picos e quedas de energia

A instabilidade da energia elétrica é responsável por sérios prejuízos na infraestrutura de TI. A começar pela indisponibilidade das informações armazenadas nos servidores. Além disso, a queda de energia pode causar danos irreversíveis nos equipamentos e a perda de dados preciosos.

Uma solução contra esse problema é o uso de nobreaks que impedem a oscilação da energia elétrica e mantem os equipamentos ligados por mais tempo. Outra opção é o armazenamento dos dados em nuvem. Mesmo com uma queda repentina de energia, por meio de um notebook, é possível acessar arquivos e outras informações.

Sem dúvida, uma manutenção preventiva aliada a um bom suporte para a gestão de TI é o segredo para uma infraestrutura robusta e eficiente. Sendo assim, os problemas são extinguidos e os processos internos podem fluir sem impedimentos.

Gostou do nosso artigo? Entendeu como resolver os principias problemas na gestão de TI?  Aproveite para ler também: Manutenção preventiva em TI: Como isso gera economia em médio e longo prazo.

Gestão de TI para PMEs
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