Um artigo do site de notícias G1 apresentou números da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com esses dados, o número de empreendedores no Brasil chegou a 49,3 milhões. Muitos deles são pequenos e médios empresários. Para esse grupo, o serviço de cloud computing tem apresentado muitas vantagens, como a ferramenta OneDrive da Microsoft.
Neste artigo, mostraremos quais são esses benefícios. Apresentaremos também como o OneDrive e a cloud computing podem otimizar os serviços internos das empresas. Acompanhe os próximos tópicos!
Como as pequenas e médias empresas estão usando a cloud computing?
Muitos pequenos e médios empresários se perguntam quais são as vantagens de migrar para a cloud computing. Podemos dizer que a otimização é uma das principais. Vejamos como esse aspecto fica evidente por meio do OneDrive – uma ferramenta cloud da Microsoft.
Flexibilidade
Uma das vantagens da cloud computing é a sua escalabilidade, ou seja, a capacidade de ampliar a infraestrutura visando atender as necessidades de uma empresa. Como os pequenos e médios negócios têm o objetivo de crescer, a cloud é o ambiente ideal para esse progresso. Ao passo que o número de colaboradores aumenta, novas licenças do office 365 podem ser habilitadas na cloud.
Dessa forma, toda a equipe terá acesso ao OneDrive. O resultado será uma colaboração sem obstáculos. Uma vez que, os arquivos são compartilhados de forma rápida e inteligente para os profissionais que estão dentro ou fora da organização. As alterações são feitas em tempo real, seja por meio de um computador ou dispositivo móvel.
Inovação
A atual geração de trabalhadores é chamada de “millenials”. Eles são acostumados a trabalhar em ambientes digitais, práticos e funcionais. Sendo assim, o OneDrive é a ferramenta cloud que se encaixa perfeitamente no perfil desse grupo de profissionais. Afinal, ele proporciona uma mobilidade sem amarras. Como assim?
Os usuários do OneDrive conseguem visualizar, editar, criar, armazenar e acessar arquivos ou documentos, não importa em qual localização se encontrem. Mesmo que um colaborador esteja temporariamente sem internet, os serviços não precisam ser interrompidos. Ao ficar online, todas as alterações serão carregadas automaticamente.
Integração
Todos os colaboradores ficam integrados em um mesmo sistema por meio do OneDrive. Dessa forma, o andamento dos projetos internos segue um fluxo contínuo, gerando uma maior velocidade da informação.
Evita-se também a necessidade de implantar uma série de plataformas diferentes para atender a diversos tipos de demandas. Quando isso acontece, dados podem ser perdidos, tarefas ficam bloqueadas, além de existe a necessidade de gastar tempo com treinamentos específicos para cada sistema.
Segurança
A segurança dos dados é um requisito do OneDrive. Por isso, os administradores do sistema podem gerenciar as políticas de segurança para reforçar o sigilo das informações. Dessa forma, impede-se o vazamento e a perda de dados importantes.
Outra possibilidade é a recuperação de arquivos e documentos que foram excluídos acidentalmente ou por meio de ataques mal-intencionados. Além disso, a configuração de acessos permitidos dará aos gestores a certeza de que somente pessoas autorizadas estão manipulando os arquivos.
Não é por acaso que boa parte das empresas que integram a célebre lista da Fortune 500 usam o OneDrive e se beneficiam da Cloud Computing. Essas organizações servem de exemplo para as pequenas e médias empresas que desejam chegar ao topo do sucesso no mundo corporativo.
O que achou de nosso artigo? Entendeu como os pequenos e médios negócios estão se beneficiando da solução cloud da Microsoft: o OneDrive? Aproveite para conhecer todas as vantagens da transformação digital. Baixe o nosso e-book: Seja bem-vindo à transformação digital.