Ao entrarmos em uma loja de aplicativos, temos a impressão de estarmos em um shopping center virtual. E essa é a comparação mais exata, pois a quantidade de opções é enorme e concentrada em um único lugar. Porém, essa facilidade pode esconder perigos. Se não tomar cuidado ao baixar um aplicativo, o seu dispositivo eletrônico pode sofrer sérios prejuízos.
Neste artigo, elencaremos várias dicas para se proteger contra os aplicativos maliciosos. Veremos também os danos que podem causar nos usuários. Acompanhe os próximos tópicos!
Cuidado ao baixar um aplicativo não listado na Google Play Store
O sistema Android não impede a instalação de aplicativos que estejam fora da lista da Google Play Store. No entanto, essa liberdade pode apresentar sérios riscos. Um deles é a implantação de um sistema malicioso que funcione sem demonstrar irregularidades no celular ou computador.
Contudo, ele monitora e envia informações sigilosas do usuário para criminosos ou pessoas que não tem direito de acessá-las. Por isso, antes de executar um download fora da loja oficial de aplicativos, confira se o app está listado nela. Se não estiver, e mesmo assim quiser instalar, tenha certeza de possuir um antivírus eficiente que identifique qualquer ameaça.
Permissões suspeitas
Antes de sair liberando todas as permissões para a instalação de um aplicativo, veja o que está sendo pedido. Por exemplo, não é estranho um app de música solicitar o acesso aos contatos, localização, mensagens e câmera do usuário? Por mais esquisito que seja, isso acontece com frequência e muitas pessoas liberam o acesso sem perceber.
Embora essas solicitações possam ser feitas por criminosos, existem aplicativos que pedem permissões para divulgar produtos ou serviços. Sendo assim, o melhor a fazer é descobrir o motivo dos pedidos e escolher quais deseja atender.
Avaliações e reputação
Para evitar surpresas desagradáveis, visualize as avaliações, comentários e notas dadas pelos usuários do aplicativo. Dessa forma, é possível entender se o app figura como seguro, tem boa credibilidade e atende as promessas que faz. Algo que “acende uma luz vermelha” é o baixo número de downloads e uma “avalanche” de comentários negativos.
Além disso, a reputação do desenvolvedor do aplicativo é muito importante. Em especial, no caso dos apps de bancos que merecem uma atenção redobrada. O motivo é a quantidade de aplicativos produzidos para confundir os usuários dos bancos e roubar informações financeiras valiosas.
Atualizações
As atualizações do sistema são ferramentas essenciais para a proteção dos aplicativos e do aparelho eletrônico. Por meio delas, os sistemas são protegidos contra antigas e novas ameaças virtuais. Uma vez que novos mecanismos são implantados para monitorar, identificar e destruir vírus ou malwares.
Com certeza, a indústria da tecnologia continuará a desenvolver aplicativos para ajudar nas mais diversas atividades humanas. E isso é ótimo, pois os apps já se tronaram parceiros inseparáveis dos usuários da internet. Como vimos, com um pouco de cuidado, é possível aproveitar essas tecnologias sem amargar prejuízos desagradáveis.
O que achou de nosso artigo? Gostou das dicas para se proteger ao baixar um aplicativo? Quer continuar bem informado? Então, conheça os benefícios de usar um software licenciado original. Boa leitura!