A segurança na internet é cada vez mais importante para as empresas, porque o acesso indevido a sistemas corporativos e o vazamento de informações proporcionam prejuízos financeiros e de imagem.

Neste post, vamos destacar os 10 maiores equívocos que funcionários cometem ao acessar a web no trabalho. Confira!

1. Abrir anexos de e-mails de nomes desconhecidos

O phishing se baseia no envio de e-mails com links maliciosos pelos hackers. Para evitar esse golpe, não clique em links suspeitos de mensagens de correio eletrônico, mesmo que o remetente seja de confiança. 

2. Reutilizar a mesma senha diversas vezes

Outro erro envolve o uso da mesma senha para várias finalidades (ler e-mails, entrar em sistemas corporativos etc.). Caso um hacker descubra a combinação, ele terá acesso a diversas ferramentas web utilizadas pela vítima. 

3. Divulgar dados pessoais em redes sociais

Procure ser o mais discreto possível nas mídias sociais. Quanto mais informação disponibilizar nesses canais, mais munição vai oferecer para os cibercriminosos tentarem golpes virtuais que podem atingi-lo. 

4. Pensar que nunca será alvo de ataque de hackers

A segurança na internet deve sempre ser levada a sério. Mesmo que adote boas práticas, o risco de ser vítima de hackers vai existir. Nunca se esqueça disso e siga as recomendações da equipe de TI para manter as informações seguras. 

5. Utilizar sua conta bancária na internet sem proteção

Use aplicativos e sites de instituições bancárias somente em locais com um alto nível de segurança da informação. A medida diminui riscos de eventuais problemas na sua conta bancária. 

6. Instalar programas piratas em seu computador

Instale apenas programas oficiais para manter o bom funcionamento das máquinas e proteger as informações. Não seja vítima do famoso ditado popular: “O barato sai caro”.

7. Utilizar o cartão de crédito na internet em sites duvidosos

Procure usar os cartões de crédito nas compras on-line apenas em sites de confiança. A ação evita surpresas desagradáveis e preserva as suas finanças. 

8. Fazer download de arquivos em sites duvidosos

Uma das formas mais comuns de propagação de vírus abrange o download de arquivos em sites duvidosos. O ideal é baixar arquivos apenas sem sites com boa reputação. 

9. Clicar em qualquer anúncio sem verificar sua procedência

Se você não conhece a procedência do anúncio, é melhor não clicar. Assim, evita ser vítima de hackers que exploram esse mecanismo para invadir computadores e sistemas. 

10. Espionagem (cuidados com a câmeras e microfones do computador)

Cibercriminosos adotam técnicas cada vez mais sofisticadas para acessar indevidamente desktops e softwares. Por isso, use câmeras e microfones apenas em máquinas com bons recursos de proteção.

A segurança na internet deve ser uma ação debatida constantemente nas empresas e ter práticas aperfeiçoadas de forma periódica.

Se quer ficar por dentro das principais tendências de TI, continue lendo os conteúdos do nosso blog!

Licença Gratuita Microsoft Teams
×