Este artigo é a continuação do conteúdo: O que é e como estabelecer uma política de segurança da informação, onde a equipe de especialista da Tree TI abordou os temas:

  • O que é a política segurança da informação;
  • Quais são as suas vantagens;
  • Como implementá-la na empresa.

E para complementar o assunto, apresentamos agora algumas dicas de como construir um time de Segurança da Informação. Porém, antes das dicas, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre o assunto. Certo?

A primeira pergunta que surge é:

Porque eu preciso de uma política de segurança da informação?

Bom, para começar, você precisa ter uma política de segurança da informação, porque ela irá garantir a segurança dos ativos da sua empresa, prevenindo incidentes, impedindo erros e repetição de erros.

Isso porque a política de segurança da informação é um documento completo que servirá de guia para todos os colaboradores da sua empresa; nela estão as regras, normas e diretrizes de procedimentos que devem ser observados e seguidos por todas as pessoas que utilizam a infraestrutura da empresa, por exemplo:

Lembrando que a política de segurança da informação é um mecanismo importante para que a sua empresa esteja em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é uma regulação exigente que requer uma série de cuidados em relação ao tratamento de informações dos dados sensíveis de clientes e usuários de seus serviços ou produtos.

Por isso é extremamente necessário fazer a padronização de todas as regras e processos da sua empresa, para que os colaboradores atendam aos requisitos de armazenamento e tratamento dos dados pessoais.

Entenda melhor lendo: LGPD: Entenda como se incluir na Lei Geral de Proteção de Dados

outras dúvidas frequentes são:

Os 3 pilares da que sustentam a segurança em TI e os benefícios dela para a gestão da empresa?

Por se tratar de uma metodologia de proteção às informações da empresa, a política de segurança da informação requer alguns princípios básicos para conseguir cumprir com o seu objetivo: aumentar a integridade dos sistemas de informações.

Os princípios da política de segurança da informação são: 

  • Confidencialidade que tem o objetivo de garantir que determinada informação, fonte ou sistema seja acessível apenas às pessoas autorizadas;
  • Integridade é garantir que foram tomadas todas as precauções necessárias para que informações  que não possam ser modificadas ou eliminadas, não sejam. Ou seja, esse princípio mantém a legitimidade e a consistência de dados e informações;
  • Disponibilidade garantia de acesso aos dados sempre que necessário. Ou seja, sempre que necessário todos os colaboradores poderão acessar os dados e informações de maneira fluida, segura e eficiente.

Benefícios da política de Segurança da Informação para a gestão da empresa: 

  1. Redução considerável aos riscos de dados da organização serem corrompidos, invadidos e caírem em mão erradas;
  2. Proteção contra ameaças internas e falhas de segurança;
  3. Garantia que os funcionários tenham a postura esperada na hora de lidar com os diversos níveis de confidencialidade e importância;
  4. Prevenção a violações acidentais;
  5. Aumento da transparência e elevação da eficiência do negócio;
  6. Facilidade aos fluxos de processos em todas as escalas;
  7. Redução dos danos à infraestrutura de TI da empresa;
  8. Melhora significativa na experiência do usuário;
  9. Melhora da qualidade em todos os sistemas da empresa.

Quais são as etapas de implantação da política de segurança da informação?

As etapas que você deve seguir na hora de implantar uma política de segurança da informação devem ser apoiadas pela cúpula estratégica da empresa. E as etapas são: 

1- Planejamento e levantamento do perfil da empresa que deve: 

  • Incluir o objetivo máximo da política;
  • Determinar seus responsáveis;
  • Determinar os prazos para conclusão;
  • Analisar o que deve ser protegido no tráfego externo e interno.

2- Elaboração das normas e proibições relativas ao uso de recursos tecnológicos em geral:

  • Programas;
  • Internet;
  • Dispositivos móveis;
  • Acesso à rede da empresa;
  • Bloqueio de sites;
  • Uso do e-mail corporativo e aplicativos de mensagens de texto e voz

3- Alinhamento com as demais políticas do negócio, bem como:

  • Visão, 
  • Missão;
  • Valores.

4- Aprovação pelo RH além da diretoria

  • Deve concordar com as leis trabalhistas e com o manual interno dos empregados da organização.

5- Aplicação e treinamento aos colaboradores

Todos os funcionários devem receber uma cópia do documento, além de um treinamento prático.

6- Avaliação periódica

  • Deve ser revisada regularmente;
  • Deve ser atualizada sempre que for necessário, já que a segurança da informação tem uma íntima relação com a tecnologia que está sempre em evolução.

7- Atenção a novas tecnologias

O setor de TI deve estar sempre atento ao surgimento de novas tecnologias, principalmente as que de alguma forma podem alterar as regras da política de segurança da informação.

Depois de ter esclarecido todas essas dúvidas, vamos às dicas.

6 dicas para construir um time de Segurança da Informação

1 – Faça Diagnósticos

Antes de tudo, você deve fazer a identificação de quais informações da empresa devem ser protegidas, quais são as vulnerabilidades, estipular a hierarquização de acessos e fazer a identificação das ameaças à segurança.

2 – Faça a Elaboração

A segunda etapa é a elaboração, nessa hora lembre-se que todos os gestores da empresa devem ser envolvidos no processo.

3 – Conscientização  do usuário

É preciso divulgar a segurança da informação e conscientizar todos os usuários para que eles entendam os benefícios da segurança dos dados.

4 – Hora de fazer a Implementação

Na hora da implementação, tente planejar uma fase de adaptação gradual às regras e ofereça meios para que os funcionários aprendam a trabalhar respeitando a política de segurança da informação.

5 – Peça ajuda de quem entende do assunto

Fale com a equipe da Tree TI e encontre um profissional especialista no assunto para te ajudar. 

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