É pouco provável que o mundo após a pandemia de COVID-19 volte a ser o que era antes. Isso porque, com o isolamento social, a maioria das pessoas precisaram se reinventar, alterando a maneira com a qual se relacionam em sociedade, abrindo caminho para novas formas de trabalho e novos jeitos de se relacionar uns com os outros.

As compras em shoppings e lojas físicas migraram para os e-commerces, enquanto o trabalho presencial foi substituído pelo home office. E, apesar de essas mudanças terem sido inicialmente difíceis, agora, muitos começam a notar os benefícios que uma realidade cada vez mais digital pode proporcionar.

Assim sendo, as empresas que investirem em inovação, segurança e ferramentas que favoreçam trabalhar de forma remota estarão mais preparadas para esse cenário. Quer saber mais sobre como ficará o setor de TI pós-pandemia e de que forma o seu negócio pode lidar com esse período de transformação? Continue lendo e descubra!

Inovar é Preciso

Você deve ter notado que, nos últimos anos, vem crescendo o número de grandes empresas que oferecem o chamado trabalho flexível: o funcionário trabalha parte da semana no escritório e, em um ou mais dias, em casa. Portanto, quem já adotava esse modelo teve uma adaptação mais fácil ao home office, quando ele se tornou necessário para conter a propagação do novo coronavírus.

Algumas dessas empresas já falam inclusive em manter o esquema de trabalho remoto como a regra, não a exceção. É o caso de companhias como Ambev, Johnson & Johnson e LafargeHolcim, que vão aplicar estratégias diferentes para cada setor.

Todas tomaram essa decisão depois de comprovarem que, em casa, os funcionários mantiveram o bom desempenho. Além disso, sem a necessidade de manutenção de um espaço físico, houve economia.

Por outro lado, as pequenas e médias empresas que mais sofreram com a necessidade de manter seus colaboradores no home office foram as que precisaram lidar com a situação de forma emergencial.

Aquelas que não tinham ferramentas para realizar videoconferências, ou que armazenavam seus dados em servidores locais em vez de na nuvem, por exemplo, tiveram que correr atrás do prejuízo e acelerar sua digitalização a fim de se adequar à nova realidade.

Estruturar é o Primeiro Passo Para o TI Pós-Pandemia

Com um pouco de preparação, o seu negócio pode evitar ser pego de surpresa novamente, operando de forma remota com segurança, estabilidade e estrutura adequada. Como resultado, você pode, inclusive, aumentar o alcance do seu produto ou serviço, chegando a novos clientes.

Antes de tudo, é necessário avaliar se a sua empresa tem alguma necessidade que não pode ser resolvida de maneira remota. Se você precisa receber clientes ou manter arquivos físicos, por exemplo, será preciso manter um espaço físico, ainda que reduzido.

Em seguida, é necessário investir em infraestrutura de TI interconectada e a opção ideal é migrar para o cloud computing. A prática consiste em utilizar a conectividade para armazenar os dados, recursos e programas da sua empresa na nuvem, em vez de em um servidor interno.

Dessa forma, a computação passa a ser um serviço que você contrata, em vez de um produto que você adquire uma única vez. As informações podem, então, ser acessadas de qualquer lugar por meio de um computador, tablet ou celular conectado à internet.

Para melhorar a experiência da sua empresa e de seus funcionários durante essa transformação digital, o ideal é procurar uma consultoria de TI. Os especialistas poderão fazer um diagnóstico das suas necessidades, propor soluções para otimizar o seu cotidiano e implementá-las da forma adequada.

Pensar em Segurança é Importante

Com cada funcionário na sua casa, sua empresa fica mais vulnerável a ataques cibernéticos. Entretanto, tomando as medidas de segurança corretas, é possível proteger os dados tanto do seu negócio quanto dos seus colaboradores e dos seus clientes.

Não deixe de orientar a sua equipe em práticas como a utilização de senhas fortes, o uso de plataformas confiáveis para compartilhar documentos, o cuidado para não clicar em links desconhecidos e a realização frequente de backups.

Investir nas Ferramentas Certas é Essencial

Por fim, de nada adianta digitalizar a sua empresa se o seu time de funcionários não conta com as ferramentas certas para acompanhar tarefas, comunicar-se, realizar reuniões e qualquer outra necessidade que apareça durante o trabalho em equipe.

Confira, a seguir, alguns dos programas indispensáveis para quem procura navegar no “novo normal” com facilidade e bons resultados.

  • Microsoft 365: uma das aplicações mais funcionais para qualquer tipo de negócio, o Microsoft 365 reúne programas para criação e edição de arquivos, e-mail, calendário comercial, proteção de dados e muito mais;
  • Microsoft Teams: muitas pessoas só conheceram essa útil ferramenta durante a quarentena. O Teams é o espaço de trabalho em equipe dentro do Microsoft365, em que é possível conversar por texto ou áudio, fazer videoconferências, criar um calendário colaborativo ou ainda disponibilizar documentos para os outros membros do time editarem em tempo real;
  • Microsoft Azure: trata-se de uma plataforma de serviços na nuvem que age como apoio tecnológico para a sua empresa. Ao mesmo tempo, o Azure permite que você rode suas aplicações para aumentar sua produtividade, utilize seus recursos para criar um e-commerce seguro e até sugira melhorias em sua programação, já que é open source.

Quer ajuda para levar a sua empresa a um novo patamar e inovar o setor de TI pós-pandemia? Então, fale com os especialistas da Tree TI. Nós temos a solução de que você precisa para facilitar a colaboração entre seus funcionários e atingir os resultados que você procura. Entre em contato!

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