Hoje em dia, muitas pessoas tem dificuldade em entender o que é uma rede VPN, e a sua utilidade na segurança dos dados que trafegam na internet, acreditando que um bom antivírus e um firewall de qualidade já bastam para barrar o ataque de cibercriminosos. 

Contudo, mesmo com essa aparente segurança, hackers mal intencionados conseguem burlar toda essa proteção e consequentemente invadir a privacidade e segurança dos usuários na rede. 

Para que isso não aconteça, existe a Rede Privada Virtual (VPN), que fornece ferramentas poderosas, como criptografia de dados de entrada e de saída, o que confere a confidencialidade dos dados, geração de tráfego seguro através de túnel virtual (Tunelamento de informações), além de um IP personalizado que permite ao usuário navegar em total anonimato.

Como a Rede VPN Funciona?

A criptografia e o mascaramento de IP são dois pontos fortes da rede VPN quando o assunto é a segurança da informação. Imagine por exemplo, um texto redigido e de fácil compreensão, de maneira que qualquer pessoa possa lê-lo com a maior facilidade, agora, imagine que esse mesmo texto foi transformado num aglomerado de letras e números tornando-se totalmente indecifrável. Sim, é exatamente isso que a criptografia unidirecional de uma rede virtual privada é capaz de fazer, ela usa o padrão irreversível para proteger a integridade e confidencialidade dos dados transmitidos. 

Para que esses dados sejam transformados em informação que possa ser compreendida pelo emissor e receptor, é necessária uma chave que poderá ser pública, privada ou compartilhada, em outras palavras, a chave pode ser utilizada para bloquear ou desbloquear uma mensagem qualquer. 

Com esse tipo de criptografia é praticamente impossível para um cibercriminoso ou mesmo para o seu provedor de internet (ISP), espionar esses pacotes de dados que trafegam pela rede. A rede VPN também oferece proteção extra ao gerar um IP personalizado para o usuário, conferindo total anonimato durante a navegação na rede. O objetivo disso é camuflar a sua localização em qualquer lugar do mundo, permitindo também desbloquear serviços restritos em algumas regiões geográficas.

Afinal, Vale a Pena Investir Em Uma Rede VPN?

Certamente, se a palavra privacidade representa uma preocupação constante para o usuário comum, imagine então, para as empresas que possuem dados e informações estratégicas circulando dentro da rede o tempo todo. 

O uso de uma rede VPN permite apenas a usuários habilitados a possibilidade de acessar o que é do seu interesse para o trabalho e nada mais e, consequentemente, bloqueia o acesso não autorizado. Além disso, a rede VPN possui total flexibilidade para o acesso remoto, permitindo àqueles que têm permissão, acessá-la de qualquer dispositivo ou lugar no mundo. Bastando para isso, possuir uma conexão com a internet, o que é interessante para funcionários que precisam trabalhar remotamente. 

O custo de um servidor VPN é relativamente barato, já que usa a rede pública para conexões. Com isso se diminui os custos adicionais com a implantação de novos softwares e também auditoria de segurança. Para finalizar, o uso da rede VPN não compromete a velocidade no tráfego de dados e, desse modo, torna-se um excelente investimento no quesito custo-benefício.

Saiba mais sobre a gestão de TI
×